quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Colaborativo

As Novas Tecnologias (NT) já fazem parte da vida de muitos jovens brasileiros, porém, a maioria dos professores de Arte, não as incorporou em seu dia a dia e muitos ainda não sabem como usa-las. É necessário e urgente prepara-los para a utilização das Novas Tecnologias no uso do aprendizado de Arte. Por necessidade própria, por evolução social, por já fazerem parte da vida dos seus alunos, para aperfeiçoar resultados com relação ao ensino de Artes e mesmo por representarem à possibilidade de uma nova linguagem de expressão artística Mesmo que o profissional, enquanto produtor artístico, não se expresse usando as NT, como orientador deve conhecê-las, para além de entender o universo em que seus alunos trabalham e pensam, ampliar seu conceito de sala de aula, de espaço e tempo e de comunicação visual educação, Arte-Educação, Novas Tecnologias, Aprendizagem de Professores.
A prática pedagógica em Arte pressupõe uma relação entre teoria e prática. Pensando no desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, as NT trazem uma infinidade de recursos aos professores de Arte. Pensar as NT e o Ciberespaço a serviço da educação é a proposta para conscientização da relevância do tema.
No Brasil, falar em novas tecnologias de informação e comunicação, sobretudo aplicada à educação, pode parecer uma utopia para a maioria da população que sobrevive com dificuldades, tornando o computador um objeto fora da sua realidade. cursos de Educação Artística, incluindo matérias como Multimídia e Internet se mostra necessária. Importante também é pensar no conteúdo proposto dessas matérias. Não podemos esquecer que, além de explicar o funcionamento e a utilidade prática de softwares comumente usados na vida do futuro professor, são necessárias novas práticas que reconheçam o aprendiz em sua multidimensionalidade e que favoreçam as aprendizagens individuais e coletivas com novas formas de acesso à informação, novas maneiras de pensar e processar a construção de conhecimentos.
Pensando no ensino de Arte com uso do computador e sendo uma das funções da arte na sociedade contemporânea a de propor novos pensamentos, ampliar as leituras e descondicionar, e concordando que o valor da arte para a sociedade está na necessidade de satisfação, faz-se necessário, antes de pensar em equipar escolas, o que me parece à preocupação da maioria, equipar "cabeças", no sentido de entendimento dessa nova proposta de dialogo e de ação.
A essência do pós-modernismo é a digitalização do social baseada nas características binária da linguagem computacional, ou seja, o dia-a-dia pós-moderno é repleto das referências binárias 0/1 dos computadores. Acorda-se ao som de rádio-relógio e microondas são peças indispensáveis no cotidiano da população.
Pensa-se em linguagem hipertextual [Lévy, 1984], enfim, vive-se numa sociedade tecnológica, porém, quando se entra no campo das artes, o que parece é que se quer negar a existência da tecnologia!
Mesmo quando se ouve um CD, ou se digita um poema, a maioria das pessoas pensa nessas atividades, essencialmente artísticas, por lidarem diretamente com a sensibilidade humana, como atividades fora do espectro artístico.
Questionamos: Estará um professor de arte-educação capacitado para, minimamente, avaliar de forma adequada essa expressão artística e orientar seu aluno se ele mesmo não conhece as possibilidades de expressão na área?

Com a disseminação da modalidade de ensino a distância via Web, os profissionais de Educação em Artes encontram-se, agora, inseridos em um universo repleto de inovações tecnopedagógicas. Suas práticas e usos têm demandado novas competências, conhecimentos diversos e ferramentas adequadas ao desempenho de suas atividades didáticas.
A avaliação, como um dos pilares do processo ensino-aprendizagem, especialmente em ambiente virtual, tem demandado metodologias, estratégias e recursos voltados para essa modalidade de ensino usando tecnologias interativas no sentido de atender melhores seus propósitos.
Se, no espaço físico da sala de aula presencial, a avaliação de aprendizagem já não é considerada uma tarefa tão simples, no ambiente on line os cuidados tornam-se redobrados e desafiadores.
Levantamentos e procedimentos metodológicos preliminares para propor uma ferramenta como modelo de referência de ajuda à elaboração de exercícios, testes e avaliações para Educação a Distância via Web, com o intuito primordial de instrumentalizar professores e profissionais que lidam com a produção de material didático digital.

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